GENEBRA - O Japão e os Estados Unidos concordaram hoje em intensificar os esforços para conter o impasse das negociações da Rodada Doha para o acordo de comércio global, informou uma autoridade japonesa à Kyodo News. Os ministros do Comércio do Japão, Akira Amari, da Agricultura Masatoshi Wakabayashi e a representante do Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, se reuniram em Genebra para preparar a reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) que começa amanhã em Genebra.
Amari e Schwab concordaram que Tóquio e Washington devem trabalhar juntos para garantir o acesso dos produtos dos países emergentes e em desenvolvimento. Durante a reunião, que durou mais de uma hora, Schwab disse que acredita que o acesso atual ao mercado é insuficiente.
A reunião em Genebra foi convocada com o objetivo de concluir as negociações de liberalização do comércio mundial da Rodada Doha, que começou em 2001 e deveria ter sido concluída em 2004. Os emergentes pedem mais acesso aos mercados agrícolas dos países desenvolvidos, que querem uma entrada maior para seus bens industriais no resto do mundo.
Fonte: Estado de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário