Presidente se reúne com líderes de países que têm português como idioma.
Eles pretendem criar mecanismos para o fortalecimento da língua.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira (25) da VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A abertura do evento ocorreu nesta manhã.
Na parte da tarde, os líderes dos países que compõem a CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - participam de um debate sobre a língua portuguesa.
As informações são da Presidência da República. O ministro da Educação, Fernando Haddad, está na comitiva que acompanha o presidente.
Na conferência, serão discutidas formas para o fortalecimento do uso do português no mundo e o incentivo ao ensino do português como língua estrangeira. Os líderes devem discutir ainda, segundo a Presidência da República, itens como segurança alimentar e combate à Aids.
De acordo com o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, em entrevista concedida na quarta (23), Lula vai abordar na conferência a crise no preço dos alimentos e salientar que é preciso que os países invistam em tecnologia de produção agrícola para conter a alta. Ele deve criticar também as práticas protecionistas dos países ricos em relação aos produtos agrícolas.
Após a conferência, Lula participa de reunião com com o diretor geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário