domingo, 31 de agosto de 2008

Furacão Gustav ganha força e se aproxima de Cuba

O furacão pode ter ventos de cerca de 185 km/h.
Gustav ganhou força durante a madrugada e agora se desloca a noroeste.

O furacão "Gustav" chegará nas próximas horas deste sábado (30) ao oeste de Cuba com categoria três na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai até cinco) e ventos máximos de 185 km/h, informou o Instituto de Meteorologia de Cuba.

Às 6h de deste sábado (7h de Brasília), o centro de Gustav estava em 20,3 graus de latitude norte e 81,4 de longitude oeste, cerca de 190 km ao sudeste de Isla de la Juventud, situada em frente ao litoral sudoeste de Cuba.

Um aviso de ciclone do instituto adverte que "a zona de perigo iminente" fica entre a cidade de Havana, de 2,2 milhões de habitantes, e a província situada no extremo oeste de Cuba, Pinar del Río, em frente à península mexicana de Iucatã, incluindo a Isla de la Juventud.

"Sua área de influência será muito extensa, por isso não é possível focar em um ponto determinado, mas em uma área grande. Em seu movimento atual, a influência em Cuba se manterá durante o dia de hoje até o início de domingo", acrescenta o boletim.


Gustav ganhou força durante a madrugada e agora se desloca para o noroeste a 19 km/h. "Continuará se deslocando com um rumo próximo ao noroeste durante as próximas 12 a 24 horas, se intensificando ainda mais antes de atingir terra cubana, onde pode ficar próximo ou na categoria quatro", adverte o Instituto de Meteorologia.

Gustav é o sétimo furacão da temporada de 2008 no Atlântico norte e tem uma "grande área de influência", com um diâmetro de cerca de 520 km, segundo o último aviso de ciclone.

O instituto anuncia que "as chuvas se manterão de Camagüey (centro) até Matanzas (centro-oeste), e se estenderão a partir desta manhã a outras províncias do oeste do país, incluindo cidade de Havana", e que "serão fortes e localmente intensas."

Ventos com força de tempestade tropical (menos de 118 km/h) começarão a soprar na cidade de Havana e na província de mesmo nome a partir do final da manhã, e em Matanzas, a partir da tarde.

Enquanto isso, a tempestade tropical "Hanna" se movimenta para o oeste, em frente à costa norte de Porto Rico, e as previsões indicam que também poderia atingir nos próximos dias o litoral norte de Cuba. Esta tempestade tropical se desloca a 19 km/h e seus ventos máximos sustentados são de 85 km/h.

Os meteorologistas cubanos prevêem que nas próximas 12 a 24 horas Hanna se movimentará entre o oeste e o noroeste, "com possibilidades em ganhar em organização e intensidade".

Fonte: G1

Nenhum comentário: