quarta-feira, 16 de julho de 2008

Maioria dos americanos pensa que a Guerra do Iraque foi erro, diz pesquisa

Para 59%, EUA não deveriam ter invadido o país, mostra sondagem.
51% acham que a situação no país piora, e 45% acreditam que ela melhora.

Enquanto os dois candidatos à Casa Branca insistem em marcar suas diferenças sobre o Iraque, uma pesquisa que será publicada na quarta-feira (16) pelo "New York Times" indica que a maioria dos americanos acredita que a guerra foi um erro, embora a situação pareça melhorar.

De acordo com a sondagem, que foi feita em parceria com a rede CBS News, 59% dos entrevistados avaliam que os Estados Unidos não deveriam ter invadido o Iraque. Apenas 36% afirmam que a guerra era a única coisa a fazer.

Pelo menos 51% acreditam que a situação no terreno se agrava, enquanto que 45% afirmam que a segurança melhora no Iraque. Nunca houve tantos americanos com pensamento tão positivo sobre a estabilidade e a segurança nesse país desde janeiro de 2006.
No mês passado, por exemplo, 62% dos americanos estimavam que a situação piorava, contra 35% que pensavam que estava melhorando.

Segundo 78% das pessoas entrevistadas, se for eleito, o candidato republicano, John McCain, perseguirá a mesma política do presidente George W. Bush no Iraque - o que pode não ser bom para ele, já que uma grande maioria desaprova a forma como Bush administra o conflito.

A pesquisa foi realizada entre 7 e 14 de julho, com 1.796 pessoas. A margem de erro é de aproximadamente 3%.

Fonte: G1

Nenhum comentário: