segunda-feira, 21 de setembro de 2009

OMS diz que vírus da gripe suína não sofreu mutações

A diretora geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Margaret Chan, afirmou nesta segunda-feira que o vírus da gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), não sofreu mutações para formas mais fatais e que o processo de vacinação está bem encaminhado.

"O vírus pode sofrer mutação a qualquer momento. Mas de abril até agora, podemos ver pelas informações fornecidas pelos laboratórios de todo o mundo que o vírus é muito parecido [com a sua forma original]", declarou a diretora da OMS, em Hong Kong.

Chan destacou ainda que as vacinas contra a gripe A produzidas em massa são muito eficazes e que na melhor das hipóteses o número de doses produzida no mundo seria de 3 bilhões.

Na sexta-feira passada (18), um porta-voz da organização afirmou que a produção anual de vacina contra o vírus H1N1 será "substancialmente menor" do que as 4,9 bilhões de doses previstas.

Porta-voz da OMS, Gregory Hartl disse a jornalistas que, com base nos resultados do teste clínico de cerca de 25 fabricantes de medicamentos, a produção semanal foi inferior a 94 milhões de doses.

"O valor real será substancialmente menor do que 4,9 bilhões", disse.

Em um comunicado, a OMS disse que o abastecimento atual da vacina contra a pandemia são insuficientes para a população do mundo já que praticamente todos são suscetíveis à infecção.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: