O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, assinaram três acordos de cooperação entre ambos os países nesta terça-feira, por ocasião do encontro que acontece em Manaus (AM). Participam ainda os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Equador, Rafael Correa.
Os novos acordos de intercâmbio entre Brasil e Venezuela falam de aviação, cultivo de soja e desenvolvimento de programas de agricultura familiar.
O acordo de aviação estabelece, por exemplo, que as aeronaves brasileiras e venezuelanas podem sobrevoar ambos os países sem pousar; realizar escalas com fins não-comerciais no território um do outro; e realizar escalas entre pontos especificados --serão pontos no Brasil, na Venezuela, e outros em Miami, Cuba, Aruba, República Dominicana e Panamá.
Conforme o documento, caso haja um "incidente ou ameaça de incidente de apoderamento ilícito de aeronave civil ou outros atos ilícitos contra a segurança de tal aeronave", os países irão se ajudar facilitando as comunicações e tomando medidas apropriadas, "destinadas a pôr termo, de forma rápida e segura, a tal incidente ou ameaça".
Em relação ao cultivo de soja, Brasil e Venezuela concordaram com a cooperação, por dois anos, na "formulação e implementação de um programa de incremento da produção de soja" na Venezuela. O Brasil é, atualmente, o segundo maior produtor de soja do mundo, perdendo só para os Estados Unidos, segundo dados do Ministério de Agricultura brasileiro.
O último acordo, referente a programas de agricultura familiar, estabelece o "intercâmbio, assessoria e assistência técnica de especialistas, profissionais e técnicos especializados".
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário